Porque sua empresa deveria trabalhar gestão por processos

February 14, 2017

 

Em primeiro lugar é preciso entender o que é processos e seu propósito nas organizações. Sendo assim, podemos dizer que processos em uma tradução menos formal é o conjunto de atividades inter-relacionadas que se transformam no produto e/ou serviço, cujo o seu e propósito é criar valor ao cliente ou usuário quando o mesmo consome seus produtos e/ou serviço.

Quando um cliente faz uma compra de um determinado produto e/ou serviço ele não faz ideia do esforço e trabalho agregado ao bem adquirido em sua compra e como a empresa o produziu. Contudo, tenha a certeza que o cliente perceberá uma coisa, a qualidade intrínseca deste bem, que por sua vez é resultante do processo adotado pela empresa e que ao final será enxergado aos olhos do mesmo como bom ou ruim.

O processo que a empresa escolhe seguir, o seu compromisso em fazer melhor, a imagem que ela escolhe entregar para o cliente e o gerenciamento de tudo isso (controle de qualidade), é determinado pela maturidade de seus processos internos e externos. No dia-a-dia das organizações convencionais, ela direciona seu foco a um departamento, a um setor, a uma pessoa, ou até mesmo a um problema, mas sempre de maneira isolada, e este é o erro. Para se entregar qualidade final ao cliente a empresa deve atuar de maneira sistêmica, olhar toda a construção de valor do bem ou do serviço, pois ele não é produzido de maneira isolada, ou seja, só pelo departamento A ou B. Sua construção envolve o esforço de toda organização, todavia um processo, por sua vez complexo e sistêmico.

Quando a organização passa a perceber a construção do seu produto ou serviço sob essa ótica, podemos afirmar que ela se despertou para processos, e começará a dar devida atenção e relevância para tal, trabalhando na construção e melhoria deles, uma vez que ela já entendeu que sua qualidade final provem dos processos bem definidos e orientados.

Quando a empresa passa a trabalhar o aprimoramento de seus processos de maneira rotineira e sistêmica, orienta-se deles para obter informações, tem pleno domínio sobre os recursos empregados, c

 

onsegue prevê seus resultados, melhora desempenho e produção e introduz inovações a partir deles, dizemos que ela tem uma gestão voltada a trabalhar por processos, e que gera valor ao cliente final.

Então a gestão por processos é aquela que a empresa atua com visão sistêmica de construção do produto e/ou serviço, e tem seu modelo organizacional estruturado por pessoas orientadas e treinadas a atuar de acordo com os processos vigentes, entendendo, respeitando, cultivando, melhorando e inovando suas ações, gerando uma qualidade final pré-estabelecida.  Sua importância se dá no resultado final entregue ao cliente. Quer produzir qualidade? Invista no processo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Escritorio Losen

Escritório Sede

Rua Barão do Rio Branco 2370A
Centro, Rondonópolis/MT

CEP 78.715-228

 

Cuiabá, MT

Breve!
 

Telefones Losen
Skype Losen

Ligue

(66) 9959-0445

(66) 9917-4009

 

Skype: atendimento@losen.com.br

Email Losen

Entre em contato

atendimento@losen.com.br

  • LinkedIn - Grey Circle
  • w-googleplus

Losen Consultoria