Os 10 passos para uma liderança estratégica efetiva

February 7, 2017

 

Liderar é um exercício que exige autoconhecimento e constante aprimoramento de habilidades e competências. Para obter o máximo de uma equipe em um ambiente de confiança e colaboração, o líder precisa entender como seu estilo de liderança interfere no desempenho da equipe e na organização.

O líder estratégico é a base da criação de valor do negócio. A maioria das pessoas espera um líder para definir como será seu futuro e que o leve para lá.

Sendo assim, o grande desafio de qualquer organização é transformar esforço em resultado, de forma que energia e tempo não sejam desperdiçados.

 

Veremos os 10 passos para se ter uma liderança estratégica efetiva

 

1. Missão e visão do negócio.

Tem por objetivo responder ao seu propósito de existência, e quais os valores que minha equipe deve seguir. Ter pessoas dispares remando juntas na mesma direção pode não ser uma tarefa fácil, mas a partir do momento que as pessoas de uma organização passam a agir e pensar sob a ótica da existência da mesma, independente de seus valores particulares, temos rumo a seguir, contudo desafios a menos para superar na busca dos objetivos.

 

2. Onde estamos?

Olhar para dentro da estrutura e realizar uma auto reflexão a cerca dos recursos, tanto físicos (estrutura, tecnologia, etc.), quanto intelectual (Pessoas adequadas, equipe qualificada, etc.), e avaliar sua situação atual.

3. Onde queremos estar?

Vamos falar de futuro? Onde seu empresa quer estar daqui algum tempo. Esse é o momento de desengavetar o planejamento estratégico, e se não tiver, eis um bom momento para se construir um.

 

4. Como poderemos chegar até lá?

O seu planejamento estratégico provavelmente terá os objetivos traçados. Ter os objetivos definidos é um bom começo, contudo não lhe assegura nada. Entre o que foi idealizado e os recursos disponíveis, quais ações vão ser feitas para garantir o resultado final e o êxito da equipe?

 

5. Qual o melhor caminho?

Tendo em vista que o líder observará os recursos disponíveis, os objetivos e as possíveis ações a serem postas em prática, qual o caminho percorrer? A escolha do caminho faz toda diferença para o resultado final.

 

6. Como assegurar que chegaremos?

Líder está na hora de criar seus indicadores para aferir os resultados. Se manter na rota é crucial para o sucesso do caminho que você escolheu. É principio básico da administração: - Medir para gerenciar.

 

7. Organizando a estrutura

Organização é premissa de bons resultados. Então se lembre desta formula: Líder + Objetivo + modelo organizacional + ferramentas = Liderança estratégica. Essa conjuntura é o que define o desempenho.

Poucas empresas mensuram o nível de eficiência do seu modelo organizacional e de seus lideres, e acabam focando muito no objetivo e nas metas. Sim, elas são importantes, contudo as atividades meio é que fazem a diferença, elas são determinantes para se chegar ao resultado.

 

8. Os processos

Pré-requisito de eficiência e qualidade é processos definidos. Líder precisar entender que as pessoas necessitam estar orientadas sobre o que fazer e como será feito, para que não comentam erros ou perda de eficiência. (ver artigo: Porque sua empresa deveria trabalhar gestão por processos).

 

9. Comunicação com a equipe

Comunicação é a base de tudo, mas no que diz respeito ao líder estratégico eis o fator chave. Neste caso ela rege sobre três premissas: Delegar, monitorar e controlar as atividades.

Após delegar, defina as expectativas de autoridade sobre a tarefa, e monitore seu andamento. O fator crítico de sucesso da comunicação chama-se controle. Então além de monitorar de perto as atividades delegadas, fique de olho nos indicadores e esteja no controle de tudo. Vale ressaltar que essa é a parte onde os lideres menos gostam de atuar, pois ela exige constância de propósito.

 

10. Ferramentas 

Sabe onde até os bons lideres erram?

Alguns têm bons conhecimentos....

Outros bons conhecimentos e até um bom método!!

Mas poucos se valem do uso de uma ferramenta efetiva para controle das atividades, das rotinas, do que foi delegado, dos prazos, das metas e enfim, do controle das informações.

 

Então tome posse de uma boa ferramenta e bom trabalho.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Escritorio Losen

Escritório Sede

Rua Barão do Rio Branco 2370A
Centro, Rondonópolis/MT

CEP 78.715-228

 

Cuiabá, MT

Breve!
 

Telefones Losen
Skype Losen

Ligue

(66) 9959-0445

(66) 9917-4009

 

Skype: atendimento@losen.com.br

Email Losen

Entre em contato

atendimento@losen.com.br

  • LinkedIn - Grey Circle
  • w-googleplus

Losen Consultoria